sábado, 22 de fevereiro de 2014

DORES PÉLVICAS NÃO É FRESCURA!


Nos últimos 12 anos, 4, 5 milhões de mulheres  saíram de casa para entrar no mercado de trabalho e passaram a viver de um jeito bem diferente das nossas avós, que tinham filhos um atrás do outro e por isso  menstruavam  muito pouco, claro, nem  dava tempo. Era um filho no peito outro na barriga! Minha Bisa teve 15 filhos, dá pra pensar na loucura!
Essa de ter muitos filhos, tinha  lá suas vantagens!!
A mulher moderna adia a gravidez, e menstrua uma média de 400 vezes, esse excesso de menstruação associado à correria do mundo moderno e ao estresse, leva a mulher a sofrer muito mais de problemas ginecológicos.
Por isso mulheres, vamos desacelerar, em nome da nossa saúde física e emocional.





Entre as doenças ginecológicas, está a ENDOMETRIOSE, que atinge 10% das brasileiras em idade reprodutiva.








Como psicóloga, fiz uma pesquisa no Hospital das Clínicas de Pernambuco sobre a Endometriose, fiquei bastante comovida com o sofrimento das mulheres que são acometidas por essa doença, sentem intensas dores físicas, a maioria desencadeiam sintomas de depressão e infertilidade.
Indico esse site, que acho bastante esclarecedor  para quem quer saber sobre  Endometriose http://www.minhavida.com.br/saude/temas/endometriose.  Tem boas referências bibliográficas e texto  bastante acessível
.
Atenção Mulheres! 
Se você identifica alguns dos  sintomas  que estão no site, é importante procurar um@  ginecologista.  Aliás é muito importante fazer os Exames  Ginecológicos Preventivos, pelo menos uma vez por ano!

LEVE A SÉRIO SUA SAÚDE!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário